Notícias
Líderes rurais entregaram, nesta quinta-feira (10), na sede da Sociedade Rural, durante a 40ª Expomontes, um documento com diversas reivindicações da classe para o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Dr. Alceu José Torres Marques.
Dentre os pedidos, especificamente quanto às questões ambientais, descreveu o Presidente da Rural, Osmani Barbosa Neto. “Podemos dizer com toda a certeza de que o maior entrave ao desenvolvimento regional chama-se Licenciamento Ambiental. O Governo Estadual criou a obrigatoriedade de todas as propriedades rurais estarem licenciadas, com suas águas outorgadas, as reservas legais averbadas , etc. Mas não criou as condições, não contrata pessoas para que os processos possam fluir com celeridade. Problema que tem impedido os produtores rurais de trabalhar”, encerra.
“Um completo absurdo, mostrando o descaso e a falta de compromisso com os produtores rurais”, descreveu Moacyr Basso, diretor da Rural que também questionou: “Porque o processo de licença é tão moroso? Ha processos que demoram meses e meses”.
Rômulo L’abate, Direto de Creditos da Rural, explanou que por diversas vezes foram cobradas ações consistentes simplificassem e agilizassem os processos de licenciamento. “ Mas até o momento nada foi feito. E o pior, sem esses licenciamentos o produtor não tem acesso ao crédito rural. Não investe. A região não se desenvolve”, diz.
Também participaram da entrega do documento, o Presidente do Sindicato Rural, Ricardo Laugathon, Adauto Marques, presidente da FIEMG, regional Norte, o Secretário de Meio Ambiente de Montes Claros, Edvaldo Marques; Antônio Tarcizo, Presidente da Associação Mineira de Silvicultura; e Luiz Guilherme, Assessor de Crédito da Rural.
O Secretário ouviu todas as propostas e agendou uma reunião técnica, em Belo Horizonte, para discutir pontos solicitados no documento. O encontro será em agosto e a previsão é de que parte dos pedidos seja atendido.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar