Notícias

A Sociedade Rural de Montes Claros comemorou, no último sábado (20), os 71 anos da entidade, realizou o lançamento oficial da 41ª Expomontes e apresentou as Rainhas desta edição da Exposição Agropecuária. A data celebrou também a importância do agronegócio para o povo norte-mineiro.
Antes de o sol nascer, o Parque de Exposições João Alencar Athayde foi aberto para receber cavaleiros, produtores rurais e parceiros para uma feijoada. Idalina Almeida, Diretora Social da Rural, afirma que a tradição do sertanejo “é colocar o feijão na barriga” para que o peão dê conta de fazer o percurso do desfile.
Do Parque, o grupo ganhou as ruas centrais de Montes Claros. Da Praça da Estação, um desfile mostrou o valor do meio rural. Cavalos, carros-de-bois, tratores e pessoas que vivem do campo levaram o campo para a cidade.
"Chegamos antes das seis da manhã para celebrar esse momento de orgulho para o homem do campo. Passamos pelas principais ruas da cidade para mostrar o empenho desses trabalhadores", afirma o presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto.
Depois de percorrer as principais ruas, todos se reuniram para um momento de agradecimento e reflexão. Uma missa em ação de graças aos 71 anos da Sociedade Rural foi celebrada pelo Padre Antônio Alvimar. Em meio aos ritos do catolicismo, ele falou da lembrança do significado em agradecer.
"Estamos fazendo uma celebração que é tradição. Nós aprendemos a agradecer a Deus. Temos rituais para os diversos momentos da vida: o nascimento, morte, inicio das colheitas", disse ao longo da homilia.
O sacerdote ainda explorou em sua fala sobre o significado social da Exposição Agropecuária de Montes Claros.
"Nós sabemos que todos os dias a Expomontes é encerrada com um show. Nesse momento, quem está no parque não sabe qual sua religião, seu time de futebol ou qualquer coisa que os difere. Todos estão juntos em um mesmo espaço. A cultura une as pessoas e a Expomontes tem esse papel".
Depois da Santa Missa, o presidente da Sociedade Rural discursou falando da importância da Expomontes, que inicia no dia 2 de julho. O evento que é símbolo do calendário montes-clarense chega à sua 41° edição.
"O maior espetáculo da nossa terra começa agora. Lançamos oficialmente a 41ª Exposição Agropecuária – a nossa Expomontes – pela 5ª vez consecutiva. Estamos diante da maior manifestação agropecuária de Minas Gerais. É aqui onde temos a melhor de todas as vitrines do agronegócio”, afirma.
A Sociedade Rural congrega produtores que ano após ano enfrentam diversidades, mas não deixam de cultivar suas terras.
“Eles produzem, geram empregos, riquezas e exportam. Constroem em silêncio a grandeza desta nossa nação”, afirma.
Rainhas
Em um momento de delicadeza, as rainhas da edição passada repassaram as faixas e os títulos de nobreza para as novas soberanas, que além de encantar com a beleza defendem a importância do campo para nossa região e o Brasil. As soberanas coroadas para 2015 foram Yasmin Gonçalves (Sociedade Rural); Raquel Corrêa Machado (Sindicato Rural); Jullie Santos (Núcleo do Cavalo Mangalarga Marchador); Karolina Campos Sampaio Lopes (Coopagro); Angélica Freitas (Sicoob Credinor).
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar