Notícias

O Parque de Exposições João Alencar Athayde já está preparado para a 41ª Exposição Agropecuária de Montes Claros. A Expomontes faz parte do calendário da cidade e é esperada por todos. São empresários que buscam negócios, produtores rurais que procuram novas oportunidades e mostram tudo que é produzido ao longo do ano, e todos esperam diversão nos shows que acontecem nas noites da feira, que festeja o agronegócio da região.
A Sociedade Rural espera que nos dez dias de evento, que começa na quinta-feira (2), mais de R$ 300 milhões em negócios. A abertura oficial da 41ª Expomontes será na quinta-feira, às 18h, que contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais. A Banda de Música da Polícia Militar faz a apresentação na Portaria 1, seguida do corte da fita na entrada principal, hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Minas e da Rural. A solenidade de abertura será no Auditório Osmani Barbosa. Depois, todos seguem em comitiva para visita aos estandes e pavilhões.
A expectativa é de que 380 mil pessoas passem pelo Parque de Exposições. Isso significa em movimentação de diferentes setores como prestação de serviços, hotelaria, transporte entre outros. De acordo com o presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, mais uma vez a Expomontes vai mostrar a superação da região, que vive com uma estiagem forte nos últimos quatro anos.
“Vivemos um momento de superação e faremos um grande evento, acredito que maior do que o ano passado. A falta da chuva esperada atrapalhou os planos dos produtores, mas eles estão se esforçando para recuperar o espaço", diz Osmani.
O diretor Financeiro da Sociedade Rural, Moacyr Basso conta que melhorias serão percebidas por quem visitar a Exposição. Além dos 80 estandes, dez a mais que em 2014, mudanças ocorreram na exposição de animais. "Vamos ampliar a mostra de gado no modelo de exposição genética. O número de baias também aumentou para a permanência de eqüinos durante a Expomontes. Para o entretenimento de todos, uma churrascaria será aberta no Parque", conta.
Segundo Moacyr, a Expomontes ganha ao trazer segmentos diferentes para o mesmo espaço. “Muitas empresas tem o primeiro contato com o cliente durante o evento. E a cada ano, notamos a diferença de produtos presentes, que vão do interesse desde quem procura algo para a fazenda até mesmo um serviço para o meio urbano", destaca. Além do acesso as novidades do mercado rural, os produtores poderão ir a bancos sem sair do Parque. Com agências montadas dentro da exposição, os produtores terão acesso a informações sobre possibilidades de crédito rural e elaborar orçamentos que financie suas lavouras ou criações.
LEILÕES
Dez leilões estão programados para a 41ª Expomontes e serão comercializados 10 mil animais. Em 2014, foram 9 mil animais leiloados movimentando R$ 10 milhões de reais. O Parque passou pelas manutenções necessárias para receber os animais. "As baias são vistoriadas para ver se o estado está adequado, assim como outras áreas do parque e passam por desinfecção para evitar qualquer contaminação. Este ano teremos recorde de animais nas dependências", afirma o diretor da Sociedade Rural Arnaldo Oliveira.
AGRICULTURA FAMILIAR
Pelo quinto ano, um espaço foi dedicado a mostrar o que pequenos agricultores e suas famílias estão fazendo no campo. são 40 famílias dividias em 35 barracas com produtos como mel, rapadura, doces, verduras, arroz com pequi, beiju, entre outras comidas. Ainda existem barracas dedicadas ao artesanato feito na região. "A Expomontes trouxe um novo olhar para eles e beneficiou a produção dos pequenos agricultores", destaca o coordenador técnico regional da Emater-MG Reinaldo Nunes. Os agricultores selecionados para participar completam os setores que o agronegócio move em todo o país.
O espaço da Feira de Agricultura Familiar vai contar ainda com shows de música regional todos os dias, integrando ainda mais quem passar pelo espaço. A Feira funcionará durante todos os dias da Expomontes.
DIVERSÃO
O gerente comercial Edvaldo Barbosa espera por esse período pelo momento de lazer. "É uma época esperada para a diversão. É uma expectativa em saber quais serão os shows, para combinar em que shows ir. Não da para passar em branco pela Expomontes".
Para explorar a questão da diversão com informação, as crianças podem visitar a Mini Fazenda. Os animais podem ser visitados oferecendo oportunidade de fomentar a consciência ambiental das crianças. O pedagogo Cláudio Costa considera importante trazer conteúdos assim para a vivência das crianças. "O convívio da criança com os animais e instigante na concepção de descobrir mais sobre a vida e até cuidados necessários na criação. A interação ajuda a estimular os conceitos de responsabilidade, amor e respeito".
E ainda para garantir a diversão das crianças, e também dos jovens e adultos, um parque de diversões está montado. São 20 brinquedos que vão de coisas calmas a aventuras para gente grande. Todos os brinquedos têm alvará de funcionamento concedido pelo Corpo de Bombeiros.
SEGURANÇA
Para manter a segurança no Parque e o bom andamento da programação, parcerias foram firmadas com as Polícias Civil, Militar e Bombeiros. Eles estarão dentro do Parque para acompanhar a movimentação. Ainda foram contratados 1.250 seguranças particulares. Também estarão a disposição médicos e socorristas. Um circuito interno de segurança será implantado com câmeras nas principais vias de acesso, além dos portões de entrada. A feira terá 70 estantes, shows, praça de alimentação, e, na questão da segurança, foi feita uma parceira com a Polícia Militar. O controle interno e externo do Parque será mantido por meio dessas parcerias importantes. Nossa intenção é oferecer uma Expomontes melhor a cada ano e um evento desse porte merece atenção especial na área de segurança", afirma o diretor da Sociedade Rural Bernardo Pinheiro.
A programação da Exposição conta ainda com palestras, dia de campo, torneio leiteiro, julgamento de animais, provas até o domingo (12).
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar