Notícias
O Conselho Administrativo da Cooperativa Regional Agropecuária de Montes Claros (Coopagro), depois de realizar diversas reuniões inerentes às dívidas da instituição decidiu pela liquidação voluntária da instituição. A medida foi determinante após a consulta às diretorias das entidades classistas rurais e da análise do atual quadro da Coopagro pelo Sistema Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg). A medida adotada implica num divisor de água para a Cooperativa, explica o Presidente José Luiz Maia.
Foi nomeado pela Assembleia Geral Extraordinária, convocada especialmente para aprovar ou não a liquidação voluntária da Cooperativa, o Dr. Renato Alencar Dias, advogado e produtor rural, que tomará todas as medidas necessárias para viabilizar, com segurança jurídica, a venda dos imóveis da Coopagro. O liquidante nomeado foi aprovado por unanimidade.
“Não se trata de liquidar a Cooperativa e sim liquidar os seus passivos. Ficamos frustrados com os rumos tivemos aceitar para a Cooperativa. Mas vamos recomeçar para voltar à fase de resultados satisfatórios. A liquidez é uma medida legal", afirma José Luiz Maia.
A Coopagro após a aprovação pela Assembleia Geral Extraordinária da liquidação voluntária passa a existir dentro de um novo regime jurídico especifico o que implica em uma série de tratamentos diferenciados.
Patrimônio
Há um ano e meio a frente da Cooperativa, o presidente afirma que nesse tempo, todas as medidas que possibilitassem a alienação dos imóveis foram tomadas. No primeiro momento, a intenção era saldar as dívidas vendendo parte do patrimônio, avaliado em R$ 80 milhões, mas a insegurança jurídica, aliado ao desaquecimento da economia impediram a venda dos imóveis.
Dívidas
Hoje, as dividias estão na casa dos R$ 50 milhões de reais.
"As dividas foram renegociadas em 2000, mas sem procurar a sustentação de gerar recursos financeiros para quitá-las no seu vencimento. Só era feito a prorrogação, além disso, precisa também ser resolvido o passivo trabalhista. A forma como as execuções vem acontecendo com a cooperativa levariam os bens da Coopagro para um leilão público por não ter renda para bancar essas dívidas. E todo bem que vai a leilão é vendido por valor inferior ao valor real. A nossa estratégia evitou esse processo e desvalorização".
Assembleia geral
De acordo com o Presidente, após quitar os débitos, uma assembleia será convocada pelo liquidante quando então será decidido o futuro da Coopagro. A liquidação das dívidas extra-judicialmente foi aprovada em uma assembleia geral da Coopagro realizada no dia 1º de junho. Segundo o presidente, o processo jurídico é conhecido como liquidação voluntária.
"Isso suspende, provisoriamente, todas as execuções judiciais e estabelece um prazo de até dois para que a venda dos imóveis, autorizadas judicialmente, ocorram", explica.
Os contratos firmados pela Coopagro permanecem em vigor da forma que foram realizados. Não haverá quebra de contrato.
"A cooperativa continua a funcionar normalmente. Constam nas atas das assembléias o compromisso de se manter a unidade de laticínio em funcionamento, que hoje atende a mais de 300 pequenos produtores rurais que fornecem leite a Coopnorte, atual arrendatária da indústria. Os produtos Alvorada continuarão sendo produzidos”, descreve.
José esperava mais participação dos 3 mil cooperados.
"Algumas pessoas se afastam da cooperativa, mas isso não as deixa fora do que é decidido. Fizemos uma reunião e só 38 participaram, nós queríamos todos. Esse momento é triste, ainda mais para quem conheceu esse projeto nos tempos áureos. A lição foi dada e a conta chegou. Espero que as pessoas não se afastem da entidade. Agora é o momento de esperança e reflexão", reitera.
Associados
Atualmente, são 3320 associados. A Cooperativa foi fundada na dia 23 de Outubro de 1954 por 43 produtores rurais que necessitavam de espaço para o beneficiamento da matéria gorda do leite (creme do leite) produzido e o escoamento da produção.
Dúvidas
Quem tiver dúvidas ou interesse na aquisição dos imóveis pode procurar o liquidante para mais esclarecimentos.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar