Notícias
O Parque de Exposições João Alencar Athayde da Sociedade Rural é sede do primeiro comando unificado de combate a incêndio do Norte de Minas. A carreta-comando do Corpo de Bombeiros e as barracas da Polícia Militar de Meio Ambiente, Copasa, da Organização Vida Verde (Ovive), do Exército, da Guarda Municipal e da Defesa Social da Prefeitura de Montes Claros já estão em pleno funcionamento desde esta quarta-feira (21) e tem previsão de funcionar até dia 02 de novembro.
Segundo o Tenente Dilson Veloso, dos Bombeiros, depois de decretada situação de emergência na maior cidade do Norte de Minas e o aumento no índice de focos de incêndios surgiu a necessidade de criação desta estrutura.
"No Parque há viaturas, equipamentos, insumos e vans - uma central de logística e comunicação. Essa operação visa combater radicalmente os focos grandes e pequenos. Hoje, atendemos apenas um chamado, mas do dia 1º de outubro até agora já foram 80. O maior deles nos Parques da Sapucaia e Lapa Grande registrado no começo do mês”, conclui.
O momento é de ataque por causa dos pontos críticos ainda existentes em Montes Claros e região, diz o tenente.
“O período de seca e a umidade relativa do ar não estão ajudando. Somadas a isso, altas temperaturas. Por isso, a nossa necessidade de juntar esforços para executar ações com precisão”, afirmou o Militar.
Mattson Malveira, chefe da Defesa Civil de Montes Claros acredita com essa operação desencadeada é possível uma pronta-resposta.
“Além disso, teremos um alinhamento dos trabalhos em prol da segurança da população, da fauna e da flora”, descreve.
Osmani Barbosa Neto, Presidente da Sociedade Rural, enaltece o papel das instituições envolvidas na operação e acrescenta
“que a entidade que preside está sempre pronta a contribuir. Seja para o combate, ou seja para prevenção”, diz.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar