Notícias
Espaço de interação e distração para todos. Essa é uma das dádivas da Expomontes que recebe, nesta quarta-feira (05), a visita de assistidos da Casa de apoio Santa Bernadete. Este foi o primeiro ano da visita. Ação que distrai os pacientes em meio às adversidades e enche o coração de quem trabalha na Expomontes e pode ofertar momentos como este.
“Trazê-los ao parque é um modo de tirá-los da rotina exaustiva do tratamento. Aqui eles se sentem felizes, é uma novidade principalmente para que vem de fora que não conhece o local, nem a cidade ”, pondera o técnico em enfermagem Hênio Souza, responsável pelo passeio. A casa Bernadete é um apoio para pessoas que fazem tratamento de rádio e quimioterapia no sistema de saúde em Montes Claros. Ela os acolhe com alimentação, abrigo, promoção de atividades lúdicas, acompanhamento psicológico e claro, muito carinho. Eles, os pacientes, ficam toda a semana na unidade e só voltam para o seu município de origem aos finais de semana.
Por isso que é tão válido a visita. O paciente Sebastião Ferreira ficou encantado com a estrutura do Parque João Alencar Atayde.
“É muito bonito tudo isso. E a organização é bem feita, ficarei com saudades”, comenta o morador da cidade de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha.
As visitas ocorreram em dois turnos, pela manhã, com seis pessoas e á tarde, com nove. O “tour” pelo local inclui visita a fazendinha, aos pavilhões e a feira de agricultura.
João Amaro, residente da cidade de Bonfinópolis, Noroeste de Minas, revive o passado dele, onde tinha contato direto com o campo.
“Ver os bois me faz lembrar quando eu mexia com montaria e vaquejada. Estou matando a saudade desse tempo, do contato com o gado”, lembra.
Atividades como essa podem amenizar o sofrimento dos assistidos. A filha do senhor João Amaro, Maria Brandão, afirma que o passeio é bom, tanto para o paciente, quanto para quem o acompanha.
“Até faz a gente esquecer, por um momento, o motive de estarmos na cidade”, diz.
A Diretora Social da Rural, Idalina Almeida, afirma que a Expomontes é a festa do povo e receber os pacientes aqui engrandece ainda mais a festa.
“Trabalhamos muito, planejamentos e receber esses pacientes representa nosso carinho por toda Montes Claros e região”, afirma.
Os pacientes da pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria, visitam o parque na quinta, das 14h às 16h. Na sexta, os internos do Asilo São Vicente de Paula passam a manhã na Expomontes.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar