Notícias
Mini bois, peixes, pássaros, de tamanhos variados, exemplos de convivência harmônica com o maior ambiente, palestras e um restaurante rural têm feito a diferença na 38ª Expomontes, realizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros. Mais de três mil crianças já passaram pela Mini Fazenda Pequi Nino. A Expomontes termina no próximo domingo (08).
Somente, nesta quinta-feira (05), foram 1,200 mil crianças de várias escolas da cidade. Adrian Durães, de 07 anos, revela com ansiedade o que encontrou na mostra. “Gostei de tudo que vi. Encontrei ratinhos, vacas, boizinho, sim – boizinho! Adorei”-, conta.
João Vitor, de 08 anos, disse que tudo na Fazendinha “é muito legal. Aqui é muito bom”-, comentou eufórico depois da visita, que é orientada por acadêmicos de faculdades ligadas a área rural de Montes Claros.
Segundo Kelly Cardoso, organizadora da Pequi Nino, as crianças são recepcionadas por estudantes, que ministram palestras sobre o meio ambiente, preservação ambiental, cuidados com animais domésticos e a importância do descarte final de produtos como, por exemplo, embalagens de agrotóxicos”-, diz.
Osmani Barbosa Neto, ainda fala sobre os setores da economia que podem ser vistos aqui no Parque, além do mais a Expomontes é um verdadeiro ambiente de conhecimento. “Recebemos estudantes de variados níveis aqui na Expomontes. Temos crianças de três anos que tem o contato pela primeira vez com os bichos e aprendem como funciona uma propriedade rural. Temos também estagiários de agronomia, zooctenia, veterinária, que se uniram a equipe da Rural para promover a mostra, que já apresenta resultados positivos. Um deles sem sombras de dúvidas é a Fazendinha”-, comenta.
A Diretora escolar, Maria Nilde Santos, trouxe 90 alunos para conhecer o que há de melhor do agronegócio. “Excelente iniciativa da Sociedade Rural em propiciar o conhecimento. Só a saída da escola já é um ganho para a garotada. A cada parada num animal, uma novidade, que desperta a curiosidade e ajuda no conteúdo apresentado em sala de aula”-, comenta.
A educadora Cinira Araújo acrescenta que trazer alunos ao Parque implica na fixação do conhecimento. “Falamos com todos sobre reciclagem, meio ambiente, manejo e aqui eles conferiram na prática, como é uma fazenda, mesmo que pequena, mas valeu demais pela visita”-, fala.
Maria Luiza, de 7 anos, finaliza com alegria nos olhos que “tudo aqui foi muito, mas muito legal”.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar