Notícias
Os candidatos a prefeito de Montes Claros, Humberto Souto e a vice-prefeito, Claudio Rodrigues, apresentaram suas propostas para a classe rural, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, na noite desta segunda-feira (24). No começo da reunião, o Presidente da entidade, Osmani Barbosa, orientou como seria o espaço, quantas perguntas e, além disso, agradeceu a participação dos candidatos e do ex-prefeito da cidade, Athos Avelino.
“Entregamos a todos os candidatos que por aqui passaram um documento com sugestões para o setor agropecuário. Nós da Rural sempre fomentamos o desenvolvimento do Norte de Minas e temos a obrigação de contribuir com ideias para elevarmos nossa cidade, potencializar nossa economia para todos os pretendentes ao Executivo Municipal. Este momento é hora de renovar nossas esperanças”, fala.
Osmani também informou sobre o falecimento de Dr. João Carlos Moreira, exemplar trabalhador, pai do Diretor da Credinor, Dario Colares. O presidente do Sindicato Rural, Ricardo Laugthon e Alexandre Viana falaram das qualidades de João Carlos.
“Ele com sua esposa formaram um casal presidente da Sociedade Rural. Intensamente batalharam pela instituição”, falou Ricardo.
“Um curvelano formado em Agronomia que brilhantemente foi um dos precursores na criação de nelore e mangalarga marchador aqui no Norte de Minas. Ele sempre busca a melhoria genética do rebanho, um líder admirado por todos que vai fazer muita falta”, explanou Alexandre.
Prosseguindo os trabalhos, Athos Avelino, esclareceu que desistiu de ser candidato e convocou os ruralistas para seguir junto com Humberto na caminhada, que respondeu questões acerca de segurança no campo, saúde, implantação de frigorifico, cadeia leiteira, seleção do novo ocupante da pasta da agricultura e a posição do grupo com relação às questões inerentes como a mata seca e novo código florestal e a posição dele sobre o escritório do Ministério da Agricultura em Montes Claros.
“Segurança pública é função do Estado. Mas vamos fortalecer a patrulha rural, expandir a guarda municipal. Mas antes de tudo vamos fazer ações simples com o pé no chão. Nada de projetos faraônicos. A agricultura vai ter destaque no meu governo. Vamos fortalecer os pequenos produtos, vamos fomentar a economia a partir da venda direta dos produtos, vamos revitalizar as estradas vicinais do Município. Eu estarei presente em todas as reivindicações da classe. Podem ter certeza! Sou um companheiro para trabalhar naquilo que for honestamente proposto. Nos 50 anos de vida pública, o setor da agricultura foi um dos mais ajudei. Discuti, debati e participei ativamente.
Quanto aos secretários da agricultura e meio ambiente Humberto explanou: “Quero um representante que conheça a problemática do setor para valorizarmos o produtor – o homem que construiu a grandeza do nosso País. Para o meio ambiente, quero um (a) secretário (a) que viabilize maneiras e tenha criatividade para tratar de um tão importante”, disse.
Osmani acrescentou que os produtores rurais são os maiores defensores do meio ambiente. “Somos nós quem colocamos comida na mesa do brasileiro”.
Souto ainda afirmou que o prefeito de Montes Claros deve ser um líder regional e, por isso, repudiou o fechamento do escritório do Ministério da Agricultura na cidade. “Quanto ao frigorifico inúmeras foram às vezes que lutei para este importante instrumento de auxilio ao produtor rural ficar aberto, mas não depende so do poder público. A iniciativa privada também deve abraçar a causa. Mas fiquem certos que vamos mobilizar todos os setores”., comentou.
Para a saúde, ele prevê a ampliação das unidades básicas de saúde de 50 para 100 e a criação de cinco unidades de pronto atendimento nos polos principais do Município para desafogar o excesso de pacientes nos hospitais. “O montes-clarense deve ter o hospital dele. O secretário de saúde vai ser Athos Avelino, que conhece bem a realidade da saúde. Temos que ter respeito com a coisa pública, coragem e moral e para que possamos conseguir resgatar a cidade do caos que está. Devemos dar as mãos e seguir rumo para a independência”, finalizou.
O candidato encerrou sua participação lembrando a revolução que Toninho Rebelo fez em Montes Claros e que ele contribuiu para a execução do projeto Cidade de Médio Porte. “E isso que queremos para a cidade. Mereço ser prefeito da cidade. Estou preparado para reconstruir, com dignidade Montes Claros”.
Osmani encerrou a reunião e também convidou para as explanações de Paulo Guedes no próximo dia 1º de outubro.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar