Notícias
ACGL e Sociedade Rural divulgam datas da disputa
Estão abertas as inscrições para o II Torneio Leiteiro da Sociedade Rural e Associação dos Criadores de Gado de Leite (ACGL), dentro da programação da 39ª Expomontes – o Campo é a nossa raiz -, que vai ser realizada de 28 de junho a 07 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros.
O prazo final termina dia 21 de junho e a expectativa da organização é de que em 2013 mais produtores rurais participem da disputa. “Pretendemos atrair mais concorrentes. Ano passado, o grande campeão foi o produtor Fábio Lafetá Rebello Filho, que concorreu com uma vaca girolânda. O animal produziu 41 kg de leite/dia. Uma media bastante expressiva para a raça”, disse Otaviano Pires, Diretor de Pecuária Leiteira da Rural.
De acordo com o regulamento, os animais concorrentes têm entrada prevista no Parque no dia 1º de Julho. A Classificação e esgota vão ser dia 02 de julho. As ordenhas e pesagens vão ser 03, 04 e 05 de julho e a divulgação dos resultados e entrega dos prêmios : 06 de julho.
Minas Gerais produz 30% do total geral de leite no Brasil, que são 30 milhões de litros por dia. O Estado é líder no número de fazendas. São oito milhões diários de litros. O Norte de Minas representa 5% da produção do Estado. “Nas águas produzimos 450 mil litros de leite por dia. Na seca, são 250 mil. Temos na região, 3 mil produtores com vacas em lactação”, afirmou Otaviano.
No regulamento, constam três finalidades: incentivar e promover a pecuária leiteira, difundindo e incrementando o consumo de leite e seus derivados; promover a reunião de técnicos e criadores, objetivando maior difusão de conhecimento e aperfeiçoamento de métodos destinados ao aumento da produção e da produtividade do rebanho leiteiro norte mineiro; demonstrar por meio dos animais concorrentes, o grau de desenvolvimento da pecuária leiteira norte mineira.
“Objetivamos fortalecer a cadeia produtiva do leite. Os torneios são excelentes alternativas de troca de experiências e conhecimento de novas tecnologias”, diz o Presidente da Sociedade Rural Osmani Barbosa Neto.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar