Notícias

A 39ª Expomontes é palco, nesta segunda-feira (01), do primeiro encontro de lideranças da agricultura familiar – programa de produção de sementes de milho – com foco na sustentabilidade. Diversas autoridades presenciam as discussões. Na abertura, o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, salientou sobre a importância da agricultura familiar, bem como a Exposição, realizada pela Sociedade Rural.
“Criamos a secretaria de agricultura familiar para conhecer melhores os problemas de quem lida no campo. Precisamos melhorar nossas estradas para escoar a produção e vamos sim promover as melhorias necessárias. Vamos melhorar a oferta hídrica de 220 comunidades rurais de Montes Claros”, falou Ruy.
Para o dia, vamos fazer a festa do povo aqui no Parque de Exposições João Alencar Athayde, com muita festa e diversão para toda a família. Receberemos autoridades nacionais aqui, vamos inaugurar obras por toda a cidade, como a primeira parte do Hospital Mario Ribeiro e recapeamento da Avenida Plínio Ribeiro”, afirmou.
Osmani Barbosa Neto, presidente da Sociedade Rural, que já foi secretário de agricultura do Município, abriu suas considerações falando do prazer em rever alguns dos companheiros da caminhada quando coordenou a pasta. “Rever os companheiros de tantos feitos é um prazer enorme”.
Além disso, ela falou sobre o papel agregador da Expomontes. “Não temos que separar os pequenos, médios e grandes produtores rurais. Todos têm os mesmos problemas e objetivos. Somos nós quem colocamos na mesa do brasileiro a alimento de cada dia. Por muitos anos a Expomontes foi taxada de elitizada e isso é uma inverdade. Prova disso, são as varias ações que desenvolvemos em prol dos agricultores familiares. A III Feira da Agricultura familiar é um exemplo. Um verdadeiro sucesso. Temos que cada vez mais nos unir para conseguirmos melhorias para o campo”, disse.
José Ricardo Ramos Roseno, Diretor Estadual da Emater-MG, falou da importância da participação do agricultor familiar na Expomontes. “Mesclar todos os setores da agricultura é extremamente importante”
“De uns tempos pra cá a Expomontes mudou”, disse o vice-prefeito, José Vicente.
O deputado federal e secretário de estado de trabalho e emprego, José Silva, comentou sobre as raízes dele e acredita que a Expomontes pode ser um instrumento transformador da atural realidade. “Como extensionista, vejo uma importante transformação nas mudanças ocorridas na Expomontes a partir da integração dos pequenos, médios e grandes. Integrar todos os segmentos é um momento histórico que presenciamos para que todos possam crescer”, diz.
Por fim, ele anunciou recursos e melhorias para o Município. “Conseguiu R$ 2 milhões para Montes Claros para aquisição de cinco máquinas para a zona rural. Duas delas já foram compradas e entregues ao Executivo. Vamos automatizar os 220 poços artesianos das comunidades rurais e vamos mudar – junto a Cemig – o tempo de atendimento para o homem do campo quando ficarem sem energia e algo aconteça na propriedade do agricultor. A previsão de economia, somente em Montes Claros é de R$ 3,5 milhões. Propus também a criação da lei do boi, que prevê cotas para filhos de agricultores que vão prestar vestibular para faculdades com assuntos ligados ao campo”, finalizou.
Ainda durante a solenidade, foram assinados contratos para melhorias da oferta hídrica nas comunidades de panorama e Atoleiro cujo objeto de contratação é captação e distribuição de água.
Os presentes também participaram de palestras e outros debates relacionados a agricultura familiar.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar