Notícias

A Sociedade Rural comemorou, no último sábado (21), os 70 anos de existência da entidade que presta relevantes serviços a comunidade norte mineira. A classe rural se uniu e levou para as ruas de Montes Claros um pouco do que é produzido no campo. Às 6h começou a confraternização no Parque de Exposições João Alencar Athayde onde foi servida uma feijoada, como antigamente, aos cavaleiros e amazonas que participariam da cavalgada.
Da casa do produtor rural, mais de 80 pessoas foram para a Praça da Estação, no centro da cidade. De lá, se juntaram à cavalgada, tratores com frutas, verduras, maquinário de ponta, entre outros insumos utilizados no campo. No Mercado Municipal, estavam à espera do grupo carros de boi, burros, vaqueiros e adestradores, que juntos chegaram ao Parque onde foram recebidos por centenas de pessoas.
Em seguida, Padre Antônio Alvimar, celebrou uma missa em ação de graças para cerca de 800 convidados. Uma celebração regada à música e marcada pelas considerações do Pároco. “O campo é a nossa raiz. A cultura alimenta a história de um povo. È o que ninguém arranca. Esperamos que a Sociedade Rural continue se abrindo, dialogando e permaneça como uma escola de formação – instituição formadora de cultura, de pessoas e de lideranças. Que Deus abençoe a Sociedade Rural e a 40ª Expomontes e que os produtores rurais permaneçam com valentia, perseverança e o pé fincado no chão”, afirmou Pe. Antônio.
Em seguida, foi realizada solenidade oficial dos 70 anos com a participação do Presidente do Sindicato Rural, Ricardo Laugthon, que nas considerações dele descreveu: “A Sociedade Rural é uma entidade de grande relevância para o norte mineiro, dado ao seu importante trabalho”.
Osmani Barbosa Neto, presidente da Rural, abriu o discurso dele com as primeiras linhas da ata de fundação na qual ele ocupa a 25ª Cadeira como presidente, “aos 21 dias do mês de junho do ano de 1944, nesta cidade de Montes Claros, Estado de Minas Gerais, às 20 horas, no salão Nobre Do Clube De Montes Claros, por convocação feita pelo prefeito municipal, reuniram-se diversos pecuaristas e fazendeiros”.
Para Osmani, a declaração demonstra tamanha importância em se valorizar os homens nobres que ergueram a instituição. Além disso, ele falou das grandes obras realizadas pela classe ao longo dos 70 anos. Ponderou também que “buscaremos nas nossas raízes a força necessária para seguir adiante. Todos nós temos um exemplo a ser seguido dentro de nossas famílias”.
O presidente encerrou afirmando que: “nós produtores rurais somos fortes, que venham mais 70 anos. Podem vir desafios que vamos solucionar todos”.
Depois da solenidade, as cinco Rainhas da 40ª Expomontes foram apresentadas, seguida de uma grande festa com apresentação de Lucas e Eduardo, Aboiadores e Jean Karlo & Stradeiro.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar