Notícias

40ª Expomontes
Aberta oficialmente maior mostra agropecuária de Minas. Em 12 dias serão movimentados R$ 310 milhões
A cerimônia que marcou a abertura oficial da 40ª Exposição Agropecuária de Montes Claros, Expomontes, foi realizada, na última quarta-feira (02), no auditório da Sociedade Rural de Montes Claros. O evento contou com a presença do governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, o prefeito do Município, Ruy Adriano Borges Muniz, deputados federais e estaduais, dentre outras lideranças políticas e empresariais.
A solenidade foi presidida pelo Presidente da Sociedade Rural, Osmani Barbosa Neto, que como toda classe, está otimista para esta edição. “Se em 2013 nomeamos a Expomontes como a exposição da superação, a deste ano é da inovação, da evolução. Nós evoluímos em segurança, em atendimento, em estrutura, em número de atrações, em profissionalização do serviço prestado investimos recursos e repaginamos o Parque João Alencar Athayde. São 70 anos de muito trabalho. Trabalho de homens que foram além. Enxergaram além das fronteiras do agronegócio. Mudaram a realidade do nosso povo”, disse.
Osmani em suas considerações apresentou uma pauta de reivindicações. Segundo ele, as demandas da classe rural precisam ser atendidas com urgência. “Preocupa-nos consideravelmente o apoio do governo aos chamados movimentos sociais. é preciso modernizar o credito rural, simplificá-lo e torná-lo acessível ao produtor. Temos toda a certeza de que o maior entrave da atualidade se chama licenciamento ambiental. O governo cria obrigatoriedades, mas não dá condições para que processos sejam analisados com rapidez. Há necessidade urgente de estudar eixos para a construção de pequenas e médias barragens”, encerra.
O Presidente também reforçou “qualquer programa de desenvolvimento regional, deve ter a preservação e o correto uso dos recursos hídricos como fio condutor”.
E como representante de uma classe visionária sugeriu ao Governador de Minas a criação de um programa fazendeiro produtor de água. “funcionaria da seguinte maneira: cada produtor faria um projeto de preservação dos recursos hídricos dentro de sua propriedade: pequenas barragens, barraginhas, curvas de nível, recuperação das matas ciliares e matas de topo dos morros”, disse.
A Expomontes foi aberta com uma pauta de reivindicações, agradecimentos e expressivos números no primeiro leilão realizado. Avelino Murta, diretor de leilões, comemorou o resultado do primeiro leilão. “Foram cerca de 1.800 animais, num total de R$ 2 milhões. Se continuarmos dessa maneira, certamente bateremos todos os recordes. As feiras agropecuárias convergem e permitem que sejam criadas estratégias para elevar a competitividade do agronegócio”, descreve.
Para Moacyr Basso, Diretor Financeiro, a Expomontes se consolida como ponto de encontro das lideranças regionais, onde há uma verdadeira mostra da produção regional e de reivindicações.
O Parque de Exposições comemora, neste dia 03, 57 anos de existência. Uma história de sucesso destacada pelo Presidente da Rural. “é onde o campo e a cidade se encontram e como sabemos é aqui que de quando em quando saberemos como anda a enconomia regional – sábias palavras de um dos fundadores da nossa entidade – ícone do desenvolvimento norte mineiro e uma das nossas maiores lideranças, João Alencar Athayde.
O presidente do Sindicato Rural, Ricardo Laughton, falou sobre a importância da Expomontes para o setor agropecuário da região e salientou a necessidade de políticas públicas que incentivem e auxiliem os produtores rurais a reter a água da chuva no Norte de Minas. Ricardo também cobrou a efetivação da Fazenda Experimental que o Sindicato já doou o terreno para a construção, às margens da Br-251.
O Prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, agradeceu a liberação dos recursos do hospital do Trauma e sugeriu que o serviço do Estado seja desburocratizado para que os produtores possam trabalhar com tranqüilidade e alimentar a população.
Durante o pronunciamento, o governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, ressaltou que as entidades governamentais devem ter consciência da importância do agronegócio. “Não podemos esquecer que o verdadeiro Brasil é o de chapéu, botinas e mãos calejadas”, foi à frase que o Governador, citando um amigo e colega de parlamento já falecido, utilizou para resumir o destaque o campo deve possuir dentro das políticas públicas. Alberto Pinto Coelho referendou a declaração de Osmani Barbosa Neto: “os mais preocupados com a preservação do meio ambiente são os produtores rurais que, ao longo de suas vidas tiram do campo o sustento para eles e para o mundo”, encerrou.
O show de abertura ficou por conta da Dupla Victor & Léo. 16 mil pessoas passaram pelo Parque.
Fotos: Solon Queiróz
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar