Notícias
O Brasil é o sexto maior produtor mundial de leite, com uma produção nacional de nacional (23,16 bilhões de quilos). Minas Gerais é o maior Estado produtor de leite no País, respondendo por 30% da produção nacional, o que representa nove bilhões de litros.
O Norte de Minas produz 8 milhões de litros de leite por dia, podendo ir a 500 mil litros de leite durante o período de águas. A região representa 5% da produção total dos mineiros. “Nas “águas” produzimos 450 mil litros de leite por dia. Na seca, são 250 mil. Temos na região, 3 mil produtores com vacas em lactação”, afirmou Otaviano Pires, Diretor de Pecuária da Sociedade Rural e Presidente da Associação dos Criadores de Gado de Leite (ACGL).
Para dar visibilidade à cadeia com números expressivos, as duas entidades promovem, pela terceira vez, o Torneio Leiteiro na Expomontes.
“Dentre outros objetivos, pretendemos incentivar e promover à pecuária e demonstrar por meio dos animais concorrentes o grau de desenvolvimento da pecuária leiteira da região”, destaca Osmani Barbosa Neto, Presidente Sociedade Rural.
Para Otaviano Pires, diretor de Pecuária leiteira da Rural, o setor é um mercado que vale a pena e dá sustentabilidade porque há possibilidade de seqüência. Ele explica que somente em condições idênticas de alimentação e ambiente é possível analisar o desempenho do rebanho e a sua qualidade genética. "Avaliando a genética, podemos ver qual o melhor investimento na hora da compra de animais", afirma.
Não são aceitos para o Torneio Leiteiro animais ainda em produção de colostro. Cada participante poderá concorrer com apenas um animal por categoria. Os bovinos serão divididos de acordo com o grau de sangue e idade e somente darão poderão participar a partir da apresentação do Guia De Trânsito Animal (GTA), acompanhada da Nota Fiscal de produtor rural. Também é necessário apresentar o certificado de vacinação contra febre aftosa, atestado de exame negativo para brucelose e tuberculose e outras documentações. O leite ordenhado será depositado em tanque resfriador e posteriormente será comercializado.
Em 2013, O produtor rural, Joseph Ernest Thiemann, foi o dono da grande campeã – Janaúba de 84 meses, que tem gasto com a alimentação R$ 300,00 por mês - disse que em 2014 ele pretende ganhar com ordenha de 65kg litros/dia. Na primeira edição, em 2012, o grande campeão foi o produtor Fábio Lafetá Rebello Filho, que concorreu com uma vaca girolânda. O animal produziu 41 kg de leite/dia.
Mais Fotos clique nas miniaturas para ampliar